RNA - definitie. Wat is RNA
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is RNA - definitie

TIPO DE ÁCIDO NUCLEICO
ARN; Transcrição do RNA; Ácido ribonucléico; Arn; RNA; ARN bicatenário

Replicase de RNA         
Replicase de ARN; RNA replicase; ARN replicase; RNA polimerase RNA-dependente; RNA polimerase RNA dependente
thumb|300px|Replicase de RNA do HCV parada, em complexo com [[sofosbuvir.]]
RNA polimerase DNA-dependente         
RNA polimerase DNA dependente
thumb|500px|right|Elongamento de uma cadeia de RNA sob ação de uma RNA polimerase DNA dependente. Nesta reação, DNA é utilizado como molde para a síntese de RNA.
ARN interferente         
Rna de Interferência; Ribointerferência; RNAi; RNA de interferência; ARN de interferência; Interferência de RNA; RNA interferente
RNAi (RNA interferente, ou RNA de interferência) é um mecanismo exercido por pequenas moléculas de RNA complementares a RNAs mensageiros, o qual inibe a expressão gênica na fase de tradução ou dificulta a transcrição de genes específicos.ALBERTS, B.

Wikipedia

Ácido ribonucleico
Nota: RNA redireciona para esta página. Se procura por outros significados de RNA, consulte RNA (desambiguação).

O ácido ribonucleico (ARN, em português: ácido ribonucleico; ou RNA, em inglês: ribonucleic acid) é um tipo de ácido nucleico, uma molécula polimérica linear formada por unidades menores chamadas nucleótidos. Intervém em várias funções biológicas importantes como a codificação genética, e a descodificação durante a tradução de proteínas, regulação e expressão dos genes. É uma das macromoléculas essenciais para a vida, a par do ADN, as proteínas, os lípidos e os carboidratos. Tal como o ADN, o ARN é formado por uma cadeia de nucleótidos, mas diferentemente do ADN, que forma uma dupla hélice bicatenária, a maioria dos ARNs são monocatenários, embora possam dobrar-se sobre si mesmos. Os organismos celulares utilizam o ARN mensageiro (ARNm) para levar ao ribossoma a informação genética (utilizando a sequência das bases G, A, U, e C que significam guanina, adenina, uracilo e citosina), onde coordenará a síntese de proteínas específicas. A base uracilo é característica do ARN (o ADN por sua vez possui timina). Os nucleótidos do ARN levam o açúcar ribose, daí o seu nome (ribose > ribonucleico), diferentemente do ADN que leva desoxirribose. O ARN transcreve-se a partir do ADN pela acção de enzimas chamadas ARN polimerases.

Algumas moléculas de ARN desempenham um papel muito activo nas células, uma vez que podem catalisar reações biológicas, controlar a expressão génica, ou perceber e comunicar respostas a sinais celulares. Um destes processos ativos é a síntese de proteínas, uma função universal fundamental na qual intervêm vários tipos de ARN: o ARNm leva a informação de como tem que ser a sequência da proteína, o ARNt leva os aminoácidos necessários, e o ARNr é parte constituinte do organelo onde se realiza a síntese, o ribossoma, e tem uma atividade catalítica que une os aminoácidos entre si. As ribozimas são ARNs com função enzimática. Muitos vírus codificam a sua informação genética num genoma de ARN.

Voorbeelden uit tekstcorpus voor RNA
1. The viral RNA is "negative sense" RNA –– a mirror image of the messenger RNA the cell uses to make its own proteins.
2. In RNA interference, certain molecules trigger the destruction of RNA from a particular gene, so that no protein is produced.
3. Although they previously published data indicating that phi2' RNA nanoparticles are more stable than other RNA, Guo said the team still needs to find better ways to protect the RNA from degradation by enzymes in the body.
4. These instructions are conveyed by messenger RNA.
5. The others are RNA aptamers, which bind to cancer cell surface markers, and ribozymes, which can be designed to degrade specific RNA in cancer cells or viruses.